Linhas soltas, asas rasgadas

Freedom is just chaos with better lighting.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

And the Oscar goes to...

Em primeiro lugar, preciso expressar minha revolta com a televisão brasileira. Passando o carnaval no interior e sem tv a cabo, descubro que a cerimônia do Oscar não será exibida este ano pela ilustre TV Globo. Great! É muito mais interessante ver gente pelada nos desfiles do Rio de Janeiro, certo? Absurdo dos absurdos, honestly. E lá vamos nós pobres cinéfilos tendo que acompanhar a entrega dos prêmios pela internet (em vídeo, somente sites obscuros de má qualidade), liveblogs e/ou reprises posteriores no canal TNT.
Mas vamos ao que interessa... Segue a lista dos respectivos vencedores em cada categoria (em ordem alfabética, diretamente do site do 81st Annual Academy Awards):

Actor in a Leading Role (Melhor Ator)
Sean Penn (Milk)
* Surpresa ele ter ganhado por esse filme, mas uma boa escolha anyway. Eu realmente achava que eles dariam o prêmio ao "ressucitado" do ano, Mickey Rourke.

Actor in a Supporting Role (Melhor Ator Coadjuvante)
Heath Ledger (The Dark Knight)
* Infelizmente, o último papel desse grande ator. Como já era de se esperar, e com a opinião pública pretty much unânime, devidamente reconhecido.

Actress in a Leading Role (Melhor Atriz)
Kate Winslet (The Reader)
* Ela já deveria ter recebido a estatueta por vários filmes anteriores (Eternal Sunshine of the Spotless Mind o melhor deles, na minha opinião). Demorou.

Actress in a Supporting Role (Melhor Atriz Coadjuvante)
Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
* Não acho que tenha sido o melhor papel da vida dela, nem a melhor escolha entre as nomeadas, mas quando a Academia coloca na cabeça que precisa dar valor às estrangeiras bonitas e aparentemente talentosas, elas ganham e pronto.

Animated Feature Film (Melhor Animação)
WALL-E
* Merecidamente.

Art Direction (Direção de Arte)
The curious case of Benjamin Button
* Qualquer prêmio pra esse filme tecnicamente perfeito me alegra. Period.

Cinematography (Direção de Fotografia)
Slumdog Millionaire
* Yeah, whatever. Can't believe they're simply ignoring The Dark Knight.

Costume Design (Figurino)
The Duchess
* Absolutamente previsível.

Directing (Direção)
Danny Boyle (Slumdog Millionaire)
* A pergunta que não quer calar: where the hell was Chris Nolan? E apenas relatando o óbvio, eu estava torcendo com todas as minhas forças pelo Fincher, naturalmente. Nada contra Mr. Boyle, mas não acho que tenha sido muito justo.

Documentary Feature (Documentário de Longa-metragem)
Man on Wire
* A história de um homem que literalmente caminhou em uma corda bamba, ou melhor, um fio pendurado entre as torres do World Trade Center. Sounds good to me.

Documentary Short (Documentário de Curta-metragem)
Smile Pinki
* Sem comentários. Ainda preciso assistir.

Film Editing (Edição)
Slumdog Millionaire
* Eu desisto. Pelo jeito foi o escolhido pra representar o queridinho da Academia em 2009...

Foreign Language Film (Melhor Filme de Língua Estrangeira)
Departures (Okuribito)
* Filme japonês que reflete sobre a vida e a morte.

Makeup (Maquiagem)
The curious case of Benjamin Button
* Eu sabia. Very well done.

Music / Score (Trilha Sonora)
Slumdog Millionaire
* The Dark Knight novamente ignorado, vou me abster de comentar.

Music / Song (Melhor Música)
Jay Ho (Slumdog Millionaire)
* Dammit, Slumdog! Mas tudo bem, aqui não tinha muita opção.

Best Picture (Melhor Filme)
Slumdog Millionaire
* Outra pergunta que não quer calar: where the hell was The Dark Knight? E estando ele fora da lista, por que o Oscar não foi para o curioso (e maravilhoso) caso de Benjamin Button?

Short Film / Animated (Melhor Curta de Animação)
La Maison en Petits Cubes
* Vou tentar ver esse em algum lugar.

Short Film / Live Action (Melhor Curta Não-Animação)
Spielzeugland (Toyland)
* Again, no comments.

Sound Editing (Edição de Som)
The Dark Knight
* Finalmente, alguma coisa. Not enough, though.

Sound Mixing (Mixagem de Som)
Slumdog Millionaire
* Ok, já cansou.

Visual Effects (Efeitos Especiais)
The curious case of Benjamin Button
* Como The Dark Knight é um perfeito exemplo de um filme que tentou evitar efeitos especiais (fazer quase tudo for real foi a política do Nolan), meu segundo predileto acabou levando.

Writing / Adapted Screenplay (Roteiro Adaptado)
Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire)
* No surprise here, of course.

Writing / Original Screenplay (Roteiro Original)
Dustin Lance Black (Milk)
* Não vi ainda, but you go gay people :-)

That's it, folks.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Teorias vs. opiniões

"Nossa liberdade é um produto da evolução."
Quando li essa frase em uma matéria de hoje a respeito da comemoração dos 200 anos de Darwin, me senti no dever de ampliar o tópico. Será mesmo que a evolução humana resultou em liberdade, ou essa idéia é apenas uma ilusão sob as amarras de tudo o que foi perdido com o surgimento da civilização? Felizmente, Darwin nunca tentou responder a essa pergunta, do contrário teríamos apenas mais um debate filosófico ao invés dos fundamentos de uma ciência que até hoje tem revolucionado o mundo.
Outro Charles (o Kaufman) já tentou abordar esse tema em um de seus roteiros menos populares (de um filme meio obscuro chamado "Human Nature"). Basicamente é a história de três personagens: um cientista, uma naturalista e um homem que viveu sua vida inteira na floresta - estilo Mogli e Tarzan. Enquanto o cientista tenta adaptar o selvagem ao "nosso mundo", a naturalista quer preservar nele um sentido de inocência e liberdade idealizadas. Claro que ninguém pergunta a opinião do próprio ser humano em questão, que se torna um mero objeto de estudo para ambas as teorias.
Falhamos tentando negar os instintos naturais e primitivos da humanidade. Falhamos ainda mais vergonhosamente tentando forçar uma civilidade que não é possível existir conforme gostaríamos. Então onde é que acertamos? Justamente no ponto em que não temos escolha ou autonomia: a natureza toma conta de si mesma. Ela nos empurra a evolução garganta abaixo, sem se preocupar com nosso orgulho ferido.
Claro que é importante manter um equilíbrio entre o que chamamos de civilização e a natureza que inegavelmente precisa ser preservada com urgência, para não acabarmos em um mundo como o da "Metropolis" de concreto visualizada pelo cineasta Fritz Lang. Claro que muitas cidades grandes não estão muito longe disso. Mas negar o avanço da ciência para todas as áreas do conhecimento humano (a arte inclusive) é simplesmente burrice.
Então vamos abraçar nossas possibilidades evolutivas, iluminados pelos questionamentos de todos os que vieram antes de nós. Não temos sorte por contar com esses "professores"? Teorias existem muitas, e para fundamentá-las existem pessoas que as estudaram e comprovaram. Sempre poderão ser modificadas, já que o tempo em si também é um grande agente em favor da evolução. E sempre teremos dúvidas, porque não conhecemos a verdade absoluta a respeito de todas as coisas. Naturalmente, como essa é só uma opinião - a minha opinião - também posso estar errada. Mas estou aberta a discussões.


adopt your own virtual pet!
Clicky Web Analytics